Vocubulário do licenciamento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Bom dia! Tudo bem com vocês?

Sabemos que muitos ainda tem dúvidas quanto a licenciar ou não uma marca. Até porque, muita vezes, não conhecem o processo ou até mesmo os termos utilizados. Por isso, hoje resolvemos fazer um post simples, com um pouco do “vocabulário” utilizado.

Licenciador: este termo é utilizado para indicar o detentor da licença., por exemplo os clubes de futebol ou outras marcas, como Mormaii, Capricho e até mesmo celebridades como Neymar.

Agência de Licenciamento: é a representante do licenciador, sendo responsável por todos os trâmite de negociação, comercialização e gestão dos contratos de licenciamento.

Vamos imaginar o seguinte, o Licenciador não sabe ou não tem tempo para administrar a área de licenciamento, sendo assim ele contrata uma agência que irá cuidar de tudo. É uma terceirização do processo.

A License Solutions atua colaborando com as marcas e também com os fornecedores que desejam negociar com outras marcas, mesmo que não representadas pela nossa agência, por exemplo:

Se um fornecedor deseja utilizar a marca do Neymar nos auxiliamos no processo de aproximação, negociação até o produto chegar no mercado.

Licenciado: refere-se à empresa que contrata o uso da marca. São os fornecedores de produtos e serviços. Algum exemplos? Torcida Baby, Domenicca, entre outros.

Contrato de licenciamento: documento por meio do qual a relação entre o licenciador e o licenciado é regulada, no que tange o uso da marca.

Esses são apenas os termos para iniciar o seu contato com o tema, mas já dá para ter uma boa visão, não é mesmo?

Se surgir alguma dúvida ou se quiser ser um licenciado, fale com a gente!

Um abraço!

Bruno Koerich de Paula

Diretor Executivo na License Solutions - Soluções inovadoras em licenciamento de marcas e controle de royalties.

Você pode gostar...