Garantia Mínima de royalties, entenda o que é

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Alguns fornecedores Licenciados sentem dificuldade em compreender o que é Garantia Mínima e como ela funciona. Bem, a GM nada mais é do que um valor mínimo de Royalties a ser pago pelo fornecedor licenciado durante o período do contrato.

A Garantia Mínima é calculada com base em uma previsão de vendas dos produtos, elaborada pelo licenciado em conjunto com o licenciador.

Essa prática é adotada pelo licenciador para garantir, assim como a expressão menciona, um mínimo durante o período contratual, ou seja, ao assinar o contrato o licenciado garante que, vendendo ou não, terá que pagar “R$ X” em royalties para o licenciador.

Vamos dar um exemplo: Pense que a GM funciona como se fosse um crédito para celular, ou seja, o licenciado adquire os créditos antecipadamente e vai utilizando até finalizar ou expirar, caso o período de utilização termine.

Na GM é a mesma coisa, o licenciado vai comercializando produtos e gerando royalties, que vão sendo abatidos dos royalties pagos antecipadamente. Caso o licenciado consiga superar a GM ele passa a pagar os royalties sobre o valor excedente. Em caso de encerramento do contrato sem superação de GM o licenciado não tem direito a reaver os royalties antecipados. Melhorou?

O nosso software, Royalty Controller, possui relatórios que calculam automaticamente se a GM já foi superada ou não. Entre em contato conosco e encontre a melhor maneira de cuidar dos seus negócios!

Abraços,

Fonte: Abral

Bruno Koerich de Paula

Diretor Executivo na License Solutions - Soluções inovadoras em licenciamento de marcas e controle de royalties.

Você pode gostar...