Como evitar à Pirataria no Mercado Livre

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá, tudo bem?

Recentemente entramos em contato com o Mercado Livre para tentar resolver um problema que estava atrapalhando os clubes de futebol e outras marcas que representamos: a pirataria.

Ou seja, alguns lojistas estavam comercializando produtos piratas através da plataforma, causando prejuízo para as instituições.

Através do excelente atendimento da Cybelle Fernandes e Renata Colsato fomos apresentados ao PPPI, que é uma ferramenta desenvolvida pelo Mercado Livre que visa permitir, de forma simplificada, a realização de denúncias para a remoção de anúncios por parte dos titulares de direitos de propriedade intelectual. Com isso os clubes, marcas tem um canal direto com o Mercado Livre para realizar as denuncias.

A instrução do Mercado Livre é:

O PPPI é uma ferramenta desenvolvida pelo Mercado Livre que visa permitir, de forma simplificada, a realização de denúncias para a remoção de anúncios por parte dos titulares de direitos de propriedade intelectual, contado atualmente com mais de 1.700 membros em toda a América Latina.

Qualquer pessoa física ou jurídica, titular de um direito de propriedade intelectual, pode aderir gratuitamente ao Programa, mediante envio da documentação necessária*[registro da marca no INPI, por exemplo).

A partir do preenchimento do  Formulário de Adesão  disponível em: http://contato.mercadolivre.com.br/ajuda/Programa-de-Prote%C3%A7%C3%A3o-a-Propriedade-Intelectual_2098, o membro receberá login e senha para o acesso à ferramenta, e, assim, para a realização das denúncias através do PPPI. A navegação pelo PPPI é intuitiva e idêntica à experiência do usuário durante a navegação na plataforma;

Destacamos que, também através do PPPI, o membro poderá solicitar as informações cadastrais de usuários vendedores para que possa adotar medidas concomitantes diretamente em face de tais usuários.

 Importante: Antes de finalizar o cadastro na ferramenta é importante certificar-se de que os compromissos assumidos os Termos e Condições de Uso do PPPI (disponível emhttp://contato.mercadolivre.com.br/ajuda/Programa-de-Prote%C3%A7ao-Propriedade-Intelectual_2099) serão efetivamente respeitados, visto que as suas disposições vinculam o membro, de forma imediata, no ato da adesão. Assim, é importante destacar que o reiterado abuso na utilização da ferramenta poderá acarretar, eventualmente, no desligamento do membro.

 

Além disso,  a equipe do PPPI possui um canal direto para contato através do formulário disponível em: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/hub?content_id=2843 .

Espero que tenha ajudado!

Novamente agradecemos ao Mercado Livre pela presteza no atendimento.

Um abraço,

Bruno Koerich

Bruno Koerich de Paula

Diretor Executivo na License Solutions - Soluções inovadoras em licenciamento de marcas e controle de royalties.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *