Licenciamento de marcas e produtos: o que você precisa saber!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Antes de falar exatamente sobre o conceito, gostaríamos de deixar bem claro que o licenciamento está no seu cotidiano e, muitas vezes, você nem percebe a presença dos produtos licenciados.

Não acredita?

Você já foi ao supermercado, certo? Andando pelas gôndolas, você é bombardeado por produtos licenciados.

Quer exemplos?

Se você tem filhos/sobrinhos/afilhados já deve ter comprado algum produto com tema de algum desenho animado como leite fermentado dos Minions, creme/escova dental da Frozen e kit shampoo do Carros.


Para os apaixonados por futebol, existem diversos artigos como cerveja, caneca, copo, tábua de churrasco, cachecol, toalha e uma enormidade de artigos licenciados pela marca.

 Agora que você já conseguiu visualizar o produto fica mais fácil de assimilar do que se trata o conceito de licenciamento de marcas e produtos.

Alguns termos básicos

Licenciador: É o detentor da marca, aquele que cede sua propriedade para que o terceiro possa produzir e comercializar os produtos / serviços.

Licenciado: É a empresa que utiliza a propriedade intelectual de um terceiro para produzir e comercializar artigos / serviços em troca do pagamento de royalties.

Royalties: uma das maneiras mais antigas relatadas de pagamento de direitos e propriedade. A palavra royalty tem origem do inglês royal, que remete à realeza.

Curiosidade histórica sobre a origem do nome: representava o direito que o rei tinha de receber pagamentos pelo uso de minerais em suas propriedades.

Essa definição foi estendida, durante o século 20, para outras atividades extrativas de recursos naturais não renováveis, como o petróleo e o gás natural.

Garantia Mínima: nada mais é do que um valor mínimo de royalties a ser pago pela empresa licenciada durante o período do contrato. É calculada com base em uma previsão de vendas dos produtos, elaborada pelo licenciado em conjunto com o licenciador.

Esse é um termo que exige atenção especial, veja a postagem 🡪 http://blog.licensesolutions.com.br/2016/02/02/garantia-minima-entenda-o-que-e/

Contrato de Licenciamento: é o documento entre as partes que sela o acordo de licenciamento, contendo direitos e deveres de cada uma das partes.

A visão da License Solutions

Enxergamos no licenciamento de marcas e produtos, como uma excelente oportunidade de novos negócios, tanto para as marcas/licenciadores como para aqueles que produzem e comercializam os produtos, que são os licenciados.

Entendemos que o licenciamento de futebol, bem como de marcas, personagens, artistas tem um enorme potencial de crescimento no Brasil.

Certamente, se você acompanhar nosso conteúdo, vai colher informações importantes que irão desvendar esse universo ainda inexplorado.

Fique ligado em nossas redes sociais!

Instagram: https://www.instagram.com/licensesolutionsbr/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/licensesolutions/

Facebook:https://www.facebook.com/LicenseSolutionsBR/

Quer ver mais alguns produtos licenciados?

Acesse o site: www.portaldolicenciamento.net

Bruno Koerich de Paula

Diretor Executivo na License Solutions - Soluções inovadoras em licenciamento de marcas e controle de royalties.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *